Nutrição

A nutrição refer-se a todos os alimentos que uma pessoa come ou bebe. O corpo humano é formado por estes alimentos e toda a energia provém deles. Os alimentos actuam no corpo como combustível fornecendo enegia e substâncias químicas para o movimento,crescimento e para manter o corpo saudável. As nossas necissidades nutricionais são determinadas pela idade, sexo,constituição física,  nível de actividade física e estado de saúde. 

Os diferentes tipos de  nutrientes são:
Porteínas, hidratos de carbono, gordura, vitaminas, minerias, água, fibras.



O objectivo nutricional da refeição pré-exercício é reforçar as reservas de glicogénio nos músculos e no fígado para utilização durante o desporto. Os níveis de líquidos também devem ser elevados para garantir uma hidratação adequada. Os intestinos devem sentir-se confortáveis durante o exercício, ou seja, sem se sentir “cheio” e sem estar com fome, e o atleta deve-se sentir confiante e pronto para o esforço que vai desempenhar.


Tempo

Se consumir uma grande refeição, é necessário mais tempo para a digestão, por isso, é importante tomá-la 3 a 4 horas antes da prática desportiva. Se a refeição é mais um petisco, tente 1 a 2 horas antes. Nutricionalmente, alimentos ricos em hidratos de carbono e com baixo teor de gordura são a melhor fonte de energia. Os hidratos de carbono são assimilados directamente sob a forma de glicose, o combustível que o corpo vai usar. A gordura vai retardar a digestão, levando mais tempo para que o alimento seja absorvido, deixando o desportista a sentir-se desconfortável.

Líquido

A quantidade de líquido consumido é tão importante para a nutrição desportiva como os alimentos. O corpo não armazena água como faz com outros nutrientes e é vital para o desempenho e saúde estar bem hidratado antes de um treino ou competição. Certifique-se que bebe muitos líquidos durante o dia, bem como imediatamente antes, durante e após a prática do desporto.
Se os nervos são um problema para o desportista, ou se tem de comer muito perto de um evento, a refeição antes do exercício pode ser tomada como uma bebida ou como um substituto de refeição em forma de líquido. Estes alimentos serão digeridos mais rapidamente e vão reduzir o desconforto estomacal. Complementarmente, também irá ajudar a aumentar a ingestão de líquidos.

Experiementação

Antes de um evento importante, experimente sempre o tipo, quantidade e horários das refeições antes das sessões de treino. Esta verdadeira “experiência” de nutrição desportiva vai-lhe permitir encontrar as refeições que realmente melhor funcionam para si. Se for necessária ajuda no planeamento de um padrão alimentar, a melhor orientação será através de um nutricionista de desporto qualificado, que o possa ajudar a estruturar uma alimentação saudável para a prática desportiva.


Β-ALANINA. Este aminoácido é sintetizado naturalmente por nosso fígado. Porém, em situações de exercício intenso quantidades maiores são necessárias a fim de balancear o pH sanguíneo. A beta-alanina aumenta os níveis de carnosina nos músculos e esta consegue diminuir os níveis de íons hidrogénio circulantes, mantendo a força e a resistência. O ideal é tomar entre 3 e 5 gramas ao dia diariamente durante todo o mês que antecede uma competição importante (por exemplo, uma maratona) garantindo aumentos substanciais de carnosina circulantes. Caso não queira partir para a suplementação, inclua peito de frango ou de peru na sua alimentação, uma vez que estes alimentos são óptimas fontes do aminoácido.

CREATINA. Trabalhos sugerem que a suplementação de creatina antes de competições de longa distância pode reduzir a resposta inflamatória induzida pelo exercício extenuante. Assim, a suplementação de creatina reduziria a morte de células musculares - e as dores - comuns decorrentes do estado inflamatório. O uso deve ser iniciado duas semanas antes da competição. Na primeira etapa suplementa-se 0,3 grama por kg de peso durante 3 dias, seguido de 3 gramas ao dia até o dia da prova.

CAMELLIA SINENSIS. Esta planta é a matéria prima para a produção do chá verde, do chá vermelho, do chá branco e do chá preto. Todos estes chás contêm catequinas e teaflavinas, substâncias que reduzem o estress oxidativo que acontece durante o exercício. O mesmo é ocasionado pelo aumento dos radicais livres circulantes, os quais causam inflamação, pioram as dores musculares e diminuem a força. A redução da magnitude e tempo de duração destes sintomas é importante para que o atleta volte logo a treinar bem. Estudos mostram que 5 xícaras (1 litro de chá distribuído ao longo do dia) ou 4 cápsulas (2 pela manhã e 2 no final da tarde) são eficientes neste sentido.

ANTIINFLAMATÓRIOS NATURAIS. Outros alimentos com propriedades antiinflamatórias e que devem entrar na alimentação, sempre que possível, são: açaí, alho, cebola, brócolos, alecrim, açafrão, erva-mate, camomila, melancia, capim-limão, uvas roxas, amora, abacate,

3 dicas para curar a anemia

Para tratar a anemia é necessário aumentar a quantidade de hemoglobina na corrente sanguínea, confira 3 dicas simples que podem curar a anemia:
  • Consumir em cada refeição alimentos ricos em ferro como salsinha, feijão e açaí, e sempre que consumir alimentos ricos em ferro, consumir também alimentos ricos em vitamina C como laranja e acerola;
  • Consumir alimentos enriquecidos com ferro como farinha de trigo especial e leite enriquecido;
  • Evitar o consumo de alimentos que prejudicam a absorção do ferro pelo organismo como as bebidas alcoólicas, café, chocolate e cerveja.
Estes cuidados devem ser seguidos durante todo o tratamento para anemia e não exclui a necessidade da toma dos medicamentos receitados pelo médico mas é uma forma natural de completar e enriquecer a alimentação.

Alimentos para curar a anemia

Os alimentos para curar a anemia devem ser ricos em ferro pois este é um elemento essencial na fabricação da hemoglobina no sangue. Existem muitos alimentos que podem ajudar a combater a anemia já instalada ou prevenir a sua ocorrência. Alguns exemplos são:
carne em geralpão escurocastanhas do pará 
fígadofolhas verdes escuro: espinafre, agrião e rúcula frescosflocos de aveia
cacau em póostras e mexilhõesmorangos
ovo inteiroleguminosas secas: feijão preto, grão-de-bico e sojarapadura
Atenção: Carne vermelha: deve ser consumida com moderação, apenas 2 a 3 vezes por semana, pois é rica em gordura saturada, podendo elevar o colesterol, e as carnes brancas como as de frango e peixe consumidas até 2 vezes ao dia;
É importante realçar que após a ingestão de alimentos ricos em ferro, deve-se ingerir alguma fonte de vitamina C, pois esta vai contribuir para a absorção do ferro no organismo. Bons exemplos de vitamina C são as frutas amarelas ou alaranjadas como a laranja, tangerina, abacaxi, acerola, caju, maracujá e mamão.

Frutas para curar a anemia

Alguns exemplos de rutas para curar a anemia são:
damascojenipapoameixa
uvas e uvas passasjambofigos
açaírambotãmorango
Manter uma dieta equilibrada ajuda a curar a anemia, mas pode não ser suficiente e ser necessário um suplemento a base de vitaminas. É imprescindível o acompanhamento médico e o aconselhamento com um nutricionista, para que seja elaborado um cardápio saudável e balanceado.
acerola, salmão, linhaça e azeite de oliva.


Como reduzir o colesterol sem remédio

Para reduzir o colesterol sem recorrer a remédios a dica é comer uma fruta com casca como uma maçã ou pêra no final de todas as refeições, incluindo café da manhã e lanches. Além disso incluir saladas ao almoço e jantar é outro truque para ajudar a baixar o colesterol sem ter que recorrer a medicamentos.
Assim o colesterol ruim do sangue diminui porque as fibras presentes nos alimentos crus absorvem a gordura do bolo alimentar e como não é completamente digerida ajuda a limpar o intestino e impedir a absorção das gorduras, que são então eliminadas nas fezes, diminuindo a síntese de colesterol.
É claro que também é importante:
  • não comer alimentos fritos;
  • reduzir o consumo de leite queijo e iogurtes, dando preferência aos desnatados;
  • evitar alimentos industrializados;
  • beber bastante água;
  • fazer atividade física com regularidade.
Porém, apesar da alimentação ter um importante papel ma quantidade e tipo de gordura do sangue, em alguns casos a toma de medicamentos sob recomendação médica é indispensável para a manutenção

Como engravidar rápido


Para aumentar a sua taxa de fertilidade e conseguir engravidar mais rápido, além de ter relações sexuais durante o período fértil, consuma mais gérmen de trigo. Esse cereal fornece nutrientes essenciais, que aumentam a fertilidade. Outra dica é permanecer deitada depois da ejaculação.

Período fértil para engravidar

O período fértil para engravidar ocorre cerca de 14 dias após o início da menstruação e dura, aproximadamente, 3 dias. Por isso, é bom anotar no calendário os dias em que ocorre a menstruação, para poder fazer o cálculo exato do período fértil e ter relações nesses dias.
Pode-se ter relações, ainda, cerca de 3 dias antes e 3 dias depois do 14º dia do ciclo, pois também existe a possibilidade de gravidez nesses dias.

O que comer para engravidar mais rápido

O gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol, grão de bico e as carnes vermelhas são os alimentos que mais devem ser consumidos para conseguir engravidar mais rápido. Esses alimentos são ricos em vitamina E, zinco e em vitaminas do complexo B, o que favorece a concepção por atuar no sistema hormonal.
Além disso, deve-se ter o cuidado de ingerir mais alimentos que sejam fonte de vitamina do complexo B e que sejam enriquecidos com ácido fólico. Esses, além de beneficiarem a mulher, vão colaborar para a perfeita formação do bebê, evitando problemas como o mau fechamento do tubo neural.

Ficar deitada após a relação

Após a relação, acredita-se que a mulher deve permanecer deitada de barriga para cima por aproximadamente 15 minutos, sem se limpar. Isso pode facilitar a entrada dos espermatozoides no trato genital, mas esse fato ainda carece de comprovação científica.

Outras dicas para quem quer engravidar mais rápido

Outras dicas para quem quer engravidar mais rápido são:
  • Evitar a ansiedade;
  • Deixar de fumar;
  • Não consumir bebidas alcoólicas;
  • Alimentar-se corretamente;
  • Fazer alguma atividade física regularmente;
  • Evitar comer carboidratos como arroz, massa e pão durante o período fértil, para evitar alterações no pH vaginal;
  • Tratar qualquer doença genital que possa interferir na gravidez, como endometriose, ovários policísticos ou a candidíase, por exemplo.
Se, mesmo após seguir todas estas dicas durante 12 meses consecutivos, não conseguir engravidar, deve-se procurar um médico para uma avaliação mais detalhada e se necessário, iniciar os tratamentos para engravidar, como a indução da ovulação ou a fertilização in vitro, por exemplo. A avaliação de infertilidade deve ser feita com o casal,  já que 50% das causas de infertilidade é masculina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.