terça-feira, 28 de maio de 2013

Tratamento natural para má circulação

Um ótimo tratamento natural para a má circulação sanguínea nas pernas é evitar ficar muito tempo sentado ou de pé numa mesma posição. Além disso manter os pés elevados quando se está sentado ou deitado é uma ótima forma de melhorar a circulação nas pernas.
Quem trabalha muito tempo sentado tende a ficar com as pernas inchadas e tem maior propensão ao desenvolvimento de varizes, especialmente atrás dos joelhos e para evitar este problema pode-se colocar alguns livro empilhados em baixo dos pés para evitar o acumulo de líquido nos membros inferiores.

Remédio para má circulação

Alguns exemplos de remédios caseiro que são indicados no combate à má circulação são:
  • castanha da índia;
  • beterraba;
  • laranja;
  • toranja;
  • carqueja.
Sempre que possível estes alimentos devem ser ingeridos na sua forma natural, seja em forma de chá ou de suco.
Recomenda-se ainda levantar-se pelo menos a cada 2 horas e dar uma caminhada de pelo menos 5 minutos, seja para ir ao banheiro ou para beber um copo d'água. Assim há um estímulo nas pernas e a circulação sanguínea melhora evitando os sintomas de má circulação como os pés inchados, por exemplo.
Ao deitar-se deve-se colocar uma almofada alta sob os pés para mantê-los mais elevados que o resto do corpo. Outra dica importante é praticar algum tipo de atividade física com regularidade, que dure pelo menos 1 horas, 3 vezes por semana.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

                      Água em excesso faz Mal

Beber água em excesso faz mal à saúde. Especialistas recomendam só beber água quando sentir sede ou sentir a boca seca. Segundo eles quando um indivíduo bebe água demais, seus níveis de sódio ficam muito baixos e pode ocorrer tremor, confusão, perda da memória e até mesmo o coma. Isso é ainda mais grave nos pacientes cardiopatas.
A quantidade recomendada de água para mulheres é de 2.7 litros e para homens 3.7 litros por dia. Mas essa quantidade inclui a água presente na alimentação como nas frutas, sopas e outros tipos de bebida. Essa quantidade pode variar conforme a temperatura ambiente, tipo de atividade diária e se o indivíduo faz exercícios ou não.
Mas os especialistas alertam também para o perigo de não beber água suficiente, pois beber água é importante para manter o organismo hidratado. Ao sentir a pele e os cabelos muito secos, este pode ser um sinal de que é necessário beber mais água. Mas se sentir o estômago pesado e notar um certo inchaço corporal, talvez seja hora de diminuir um pouco o consumo de água.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Cuidado com excesso de Suplementos!!!



  
Eles são em grande número e para as mais diversas funções. Mas o importante é que sejam auxiliares de uma alimentação saudável e não as estrelas principais.
O número de lojas de suplementos, tanto físicas quanto virtuais, vem aumentando consideravelmente no Brasil, acompanhando o maior interesse da população por alimentos e produtos saudáveis. O crescimento deste segmento comercial impulsionou um maior consumo de suplementos voltados aos praticantes de atividade física e atletas. Além do preço mais acessível, principalmente em recorrência da grande concorrência, estes produtos apresentam vantagens adevindas de sua conveniência, facilidade de transporte e preparo.
Contudo, o consumo tem sido exagerado e pesquisadores de diversas partes do mundo vêm alertando a população quanto aos possíveis efeitos adversos do uso inadequado. Neste ano, estudos interessantes foram publicados, divulgando resultados de pesquisas que ligam alguns dos produtos mais usados por corredores e praticantes de musculação com doenças cronicas, como o diabetes.

LEUCINA.  Um destes suplementos é o aminoácido leucina, o qual pode ser adquirido puro (L-leucina), como constituinte dos famosos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), sendo ainda abundantemente encontrado no whey protein. De acordo com estes estudos, a leucina é o grande indutor da transcrição proteica, levando a ganhos de massa magra, mas também à multiplicação exagerada de células, o que contribui para o aumento da incidência de certos tipos de câncer e também induz à resistência à insulina, a qual ao longo dos anos pode evoluir para a doença diabetes.
A leucina não está presente unicamente nos suplementos. Carnes vermelhas são ricas neste aminoácido, o que levaria ao mesmo problema. Já as carnes embutidas - como salsicha, presunto linguiça, bacon e salame - possuem ainda uma quantidade exagerada de sódio, gordura saturada e ferro, os quais contribuem para a desmineralização óssea, aumentam o risco de doenças cardiovasculares e o setresse oxidativo (grande promotor do envelhecimento) e danos às células pancreáticas.

MELATONINA.  A suplementação exagerada de melatonina, hormônio antioxidante e fundamental para a qualidade do sono, também foi ligada este ano ao maior risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em indivíduos com alterações do gene MTNR1B.
Assim, se o seu objetivo for dormir melhor, aposte em alimentos ricos em nutrientes precursores da melatonina, como os citados a seguir. Dessa forma, seu próprio organismo aumentará a síntese do hormônio, quando necessário.
- Ácido fólico: vegetais folhosos verde-escuros, gema de ovo;
- Vitamina B12: alimentos de origem animal, como frango, peixes e ovos;
- Vitamina B6: cereais integrais, oleaginosas, aveia;
- Magnésio: vegetais folhosos verde-escuros, oleaginosas, cereais integrais;
- Triptofano: banana, feijão-preto e oleaginosas.
Outra importante descoberta destes estudos é que alguns alimentos de origem vegetal são naturalmente fontes de melatonina. Uvas roxas, vinho tinto, cebola, cereja, banana, milho, aveia, hortelã e tomilho são alguns exemplos que podem ajudar o corredor a relaxar e a dormir melhor, além de serem fontes de outros nutrientes antioxidantes e protetores da saúde.

MICRONUTRIENTES. Estudos com corredores mostraram que a vitamina C pura não é tão inofensiva quanto se supunha, visto que pode diminuir a adaptação muscular própria desta atividade física. Por isso, o consumo deve vir preferencialmente de frutas cítricas, as quais possuem quantidades moderadas desta importante vitamina antioxidante, e ainda outros importantes nutrientes, como fibras, vitaminas do complexo B e carboidratos. Esta combinação é que protege nosso organismo e não o consumo de nutrientes isolados.
Um exemplo envolvendo a suplementação de minerais são os tabletes de cálcio. Muito consumidos por indivíduos em maior risco de osteoporose ou por aqueles com baixa ingestão de laticínios, esta suplementação deve ser acompanhada de perto por médicos e nutricionistas. Isso porque hoje já se sabe que a suplementação isolada de cálcio pode promover micro calcificações em tecidos como o coração, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. A fim de se evitar este efeito colateral, hoje se prescreve o cálcio associado a outros minerais como o magnésio, em doses moderadas, e sob supervisão.
Mas será que devemos abandonar de vez o consumo de suplementos? Nem sempre! O importante é que sejam auxiliares de uma alimentação saudável e não as estrelas principais. Além disso, o consumidor pode fazer uma maior ingestão de alimentos protetores, por exemplo, com funções antidiabetogênicas, para contrabalançar os efeitos da ingestão excessiva de proteínas, aminoácidos ou outros nutrientes.
Exemplos de alimentos importantes na luta contra as doenças cardiovasculares, o câncer e o diabetes são: açafrão, ginseng, romã, chá verde, chá preto, chá oolong, chá de folha de goiabeira, vegetais verde-escuros, frutas roxas, linhaça, semente de abóbora, castanhas, brócolos, espinafre, cebola, alho, azeite de oliva e salmão.

Fonte: Revista contra relógio.