terça-feira, 24 de abril de 2012

Fisiologia do Exercício.


Os princípios gerais que regem as respostas do organismo ao exercício e ao treino físico são os mesmos para crianças, adolescentes e adultos. Por outro lado, existem particularidades da fisiologia do esforço em crianças que decorrem tanto do aumento da massa corporal (crescimento) quanto da maturação, que se acelera durante a puberdade (desenvolvimento).
Em relação à potência aeróbica, ocorre um aumento do consumo máximo de oxigénio (VO2max) em termos absolutos ao longo da idade, com maior aceleração em meninos do que em meninas. Esse aumento do VO2max está intimamente relacionado ao aumento da massa muscular, de forma que se considerarmos o VO2max corrigido por indicadores de massa muscular, não existe aumento com a idade em crianças e adolescentes do sexo masculino (VO2max/kg peso corporal permanece constante), enquanto ocorre um declínio progressivo em meninas (diminuição do VO2max/kg peso corporal).
A potência anaeróbica aumenta em função da idade em proporção maior do que o aumento da massa muscular, evidenciando um efeito da maturação sobre o metabolismo anaeróbio. A potência anaeróbica não difere entre meninos e meninas pré-puberdade, mas cresce proporcionalmente mais em meninos a partir da puberdade. Assim sendo, o aumento da potência anaeróbica deve-se tanto à maior massa muscular, quanto ao efeito da maturação hormonal sobre as características funcionais do músculo esquelético. Ainda, a capacidade de produzir lactado é menor na criança do que no adulto, sendo um dos motivos pelos quais ela se recupera mais rapidamente após exercícios de alta intensidade e curta duração, estando pronta para um novo exercício mais precocemente. Outra característica que se desenvolve com a maturação sexual é o potencial de tamponamento da acidose muscular, que aumenta com a idade, permitindo a realização de exercícios láticos mais intensos.
Existem características da termorregulação da criança que devem ser destacadas. A velocidade de troca de calor com o meio é maior nas crianças do que em adultos, uma vez que possuem maior superfície corporal por unidade de massa corporal. Assim sendo, não só a perda de calor em ambientes frios, mas também o ganho de calor em climas muito quentes são mais acelerados em crianças, aumentando o risco de complicações. Como agravamento, a criança tende a ter menos sede do que o adulto, levando mais facilmente a desidratação e consequente redução da volemia, com prejuízo do desempenho e do mecanismo de termorregulação.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ferro em excesso ou (Hemocromatose)

O excesso de ferro conhecido médicamente por hermocromatose, é uma doença metabólica hereditária em que o organismo absorve demasiado ferro dos alimentos.Normalmente, o organismo recicla o ferro dos glóbulos vermelhos que vão morrendo absorve o ferro novo  quando as suas reservas diminuem. Na hemocromatose, perde-se este mecanismo de regulação natural e o organismo recicla ferro e ao mesmo tempo extrai mais ferro dos alimentos .O ferro deposita-se em muitos órgãos e tecidos do corpo, podendo atingir níveis perigosamente elevados que podem causar diabetes e lesões no coração, fígado, pâncreas, articulações e testículos. A insuficiência cardíaca congestiva é uma das principais causas de morte entre as pessoas que sofrem de hemocromatose.
Os sintomas, que raramente se manifestam antes dos 20 anos e são observados sobretudo entre 40 e os 60 anos, incluem fadiga crónica, dores nas articulações e gastrintestinais, icterícia, fígado dilatado e arritmias cardíacas. Muitas pessoas também adquirem um tom de pele anormalmente avermelhado,em especial no rosto. Cerca de uma pessoa em 10 possui o gene responsável, mas para que haja doença a pessoa tem que herdá-lo de ambos os proginetores os quais podem ser portadores as sintomáticos. A hermocormatose hereditária, ou primária, é muito mais vulgar do que se pensava anteriormente. Os homens são 5 a 10 vezes mais afectados que as mulheres, talvez porque estas perdem ferro na menstruação e também durante a gravidez.
( Dar sangue periodicamente é uma forma de controlar a hemocromatose e ao mesmo tempo, de ajudar pessoas que precisam de sangue.)
         

domingo, 8 de abril de 2012

As minhas capacidades físicas aos 45 anos.

Aproveitei estes 3 dias para treinar há campeão.
Sexta -feira de manhã eu mais alguns atletas do meu grupo fomos fazer um treino na praia da costa Caparica, por sinal estava um dia espetacular; foi um treino lento, por volta dos 14km e terminou por volta 11h30. Às 12h15min 2º treino bicicleta 30km BTT a um ritmo 23km hora. Á tarde 10km ritmo de 4km hora +25min.. treino de reforço muscular.
Sábado treino de pista onde fiz 6km lentos mais o meu grupo de treino, terminado o aquecimento dos meus atletas, fiz 3km na pista para 10:10min.. 12h30,+ 40km de bicicleta ao ritmo 25km hora. Á tarde 18h30 5km lentos + 3x 2000mtr circuitos no parque da paz para 6:30min..inter..4:min..+ 2km lentos "retorno a calma".
Domingo de manhã por 9h30 eu mais o Nelson Cruz 25km + uns metros para 1h34,09. Assim foi o meu fim de semana a treinar tridiário.Neste momento sinto-me recuperado dos treinos.
 Quero dizer com isto, que os atletas Portugueses só podaram ter resultados a nível Internacional se treinarem a este nível fazendo tridiário.  .

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Entrevista a Rui Silva. Mas! o do Parque da Paz.

Rui Silva uns dos atletas mais emblemáticos de Almada e sendo um veterano tem direito a esta entrevista.Rui Silva começou a praticar a atletismo para emagrecer e deixar de fumar. Até que um dia um amigo seu que era director dum banco que se chama sr;Alexandre,levou a correr uma meia maratona em Belém onde fez um tempo de 1:24h, em 1979´ lembra-se quem entregava os prémios era um sr; chamado Vasco Lourenço.
Foi convidado para correr no clube ainda existente que é os Sargentos de Almada.
Passado algum tempo Rui mais 3 amigos formaram S.F.U.A.P de Amada também é ainda um dos clubes mais emblemáticos de Almada.
Rui Silva orgulha-se de ser o atleta de Almada com mais maratonas, neste momento tem 31 maratonas fora os Raídes de Tróia. Foi uns dos melhores veteranos do seu tempo de VET I e VETII. Agora corre já sem grandes ambições.

P.P-Quantos treinos fazes por semana?
R.S-Treino 6x por semana.
P.P-Os veteranos treinam de mais?
R.S-Sim treinam muito.
P.P-O que farias para melhorar o atletismo Nacional
R.S-Tentava fazer com que os atletas evoluíssem sem terem de deixar de estudar dado-lhes melhores condições.
P.P-O teu grande ídolo?
R.S- António Pinto.
P.P-O teu grande feito com atleta?
R.S- Foi correr a maratona em 2:h41min como vet 2.
P.P-Uma perpésia que te aconteceu no atletismo?
R.S-Foi no Raid Tróia Melides,onde eu 30km mandei a mochila fora com os abastecimentos,pensando que não ia precisar mais..aos 40km tive um ataque de fome..até que encontrei um pescador e foi-lhe pedir  comer não tinha, até comia o peixe cru se tivesse.
P.P-O que representa para ti o atletismo?
R.S-Faz parte da minha vida e é sem duvida o equilibro do meu bem estar.
P.P-Até que idade pensas correr?
R.S-Até os 80 anos.
P.P-O teu grande sonho como atleta?
R.S-Correr a maratona de Nova Iorque.