sábado, 12 de maio de 2012

Acroparestesia

Sintomas
Formigueiro nos dedos de uma ou ambas,por vezes acompanhadas de dor. Surgem primeiro de noite, depois também de dia, quando se executam tarefas manuais delicadas (costura tricô) e tornam-se mais ou menos permanentes. O tremo "acroparestesia" (significa sensação anormal das extremidades).

Pessoas mais em risco
Sobretudo mulheres com mais de 40 anos, por causa da síndroma do túnel de cárpico. Este problema afecta por vezes grávidas. Outras circunstâncias particulares: inflamação ou infecção do punho,reumatismo, doença da tiróide ou da hipófise.
Outras causas possíveis: síntomas dos escalenos,compressão do nervo cubital no cotovelo ou do punho.

Porque dói?
O nervo mediano passa por um verdadeiro túnel ósseo e fibroso, totalmente inextensível, o túnel ou canal, cárpico, situado no punho,no limite da palma da mão. O punho está quase sempre em movimento e o nervo passa por situações de tracção, compressão, fricção e alongamento, que desencadeiam e a seguir promovem a continuação da doença. Como o nervo mediano controla diversos músculos da mão estas pressões dão origem ao formigueiro, dor e mais tarde à dificuldade em mexer os dedos.

O que pode fazer?
Friccionar o punho e sacudir a mão ajudam a aliviar a sensação de formigueiro.

Que tratamentos?
Um só tratamento no inicio: uma infiltração de cortisona  no local onde o nervo está comprimido. Assim no caso da síndroma do túnel cárpico, faz-se uma infiltração do punho. Esta infiltração pode ser repetida, sendo muitas vezes eficaz. O o uso de uma tala permite aliviar as dores.

Cirurgia
Quando as infiltrações já não resultam ou surgem sinais de maior  gravidade perda de sensibilidade dos dedos é preciso operar para libertar o nervo: a intervenção consiste na secção de um ligamento.

Que prevenção?
De noite, evite deixar a mão pendente. De dia, evite os movimentos repetidos do punho. Em fase dolorosa, use a tala para punho.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.